Diário da mudança #2 - Encontrar casa é uma dor de cabeça

17:48


Na busca pela minha casa perfeita eu delimitei um valor máximo e comecei a procura por apartamentos com as seguintes características: interiores claros (portas e paredes brancas), varanda e numa zona calma/segura. Quem já procurou casa sabe perfeitamente a missão quase impossível que é encontrar um cantinho ao nosso gosto. O meu maior problema é que, quando encontro, corre sempre alguma coisa mal.

Uma das conclusões que tiro disto tudo é que estamos num mundo em que metade tenta comer a outra metade. As pessoas não têm um mínimo de respeito e, no que toca a alugar casas, já me chateei muitas vezes mesmo. É incrível a falta de educação e noção de certos proprietários que simplesmente deixam de responder a e-mails ou atender telefonemas. Se não estão interessados ou se a casa já foi arrendada, avisem, é para isso que se inventaram as palavras - para comunicar.

E achava eu que o maior problema eram os particulares - que assim que arrendavam a casa - deixavam de dizer fosse o que fosse. Para terem uma ideia, já tinha as coisas acordadas com um proprietário, enviei os meus documentos para ele redigir o contrato e... Nunca mais me disse nada. Resultado: Recebeu uma oferta maior e nem se deu ao trabalho de dizer que afinal o acordo ficava sem efeito.

No entanto, uma "querida" agente imobiliária fez-me ver que toda a gente consegue ser um belo sacana. Passo a explicar. Fui ver uma casa, cheguei mais cedo, toquei e nada. Okay, cheguei mais cedo, a agente ainda não deve ter chegado. Quando ficou mais perto da hora, liguei para a sede da agência (visto que não me tinham fornecido o contacto da pessoa que me ia fazer a visita) e lá ligaram para ela. Oiço então uma voz a chamar o meu nome de uma janela. Afinal ela já lá estava. Subi as escadas, vou até à porta e lá está ela com aquele sorriso de quem mais queria estar a fazer outra coisa a receber-me com um "não tocou? Podia ter tocado". Ao que respondi: 
- "Toquei sim, mas ninguém atendeu"
- "Tocou? 1º Esquerdo???"
- "Sim..."
- "Não, para aqui não tocou"
- "Toquei sim..."
- "Deve ter tocado para o direito"
- "Não, toquei mesmo para o esquerdo porque até tive o cuidado de confirmar mas se calhar não carreguei com força suficiente no botão e acabou por não tocar"
- "Pois, ou então enganou-se"

Começa bem, pensei eu... Snob snob snob. Se aquela fosse a proprietária NUNCA lhe arrendaria a casa, mas como é só a consultora imobiliária pronto...

Comecei a ver a casa, adorei, disse que era exactamente o que queria e a zona também pois tinha lá família e tudo mas... A casa tinha 2 problemas: a cozinha tinha partes pintadas a laranja e tudo mal pintado e a proprietária tinha deixado lá umas mobílias que nada combinavam com nada. Então perguntei se seria possível eu pintar por cima do laranja e se as mobílias podiam sair. Ela disse que pintar provavelmente sim e que as mobílias provavelmente não mas ficou de confirmar com a proprietária. Outra coisa que também não adorei mas não me deu comichão como as outras duas que enumerei foi o pavimento. Tacos de madeiras mais antigos que um dinossauro - na casa toda (excepto cozinha) e sim, sala e corredor incluídos. Referi que aquele chão estava gasto e todo riscado e se a proprietária se importaria de eu trocar por um soalho flutuante ou vinílico ao que a querida responde:
- "Trocar? Mas é você que paga, certo?"
- "Claro, se sou eu que quero trocar"
- "Pois, mas tem de ter sempre o consentimento da proprietária"
- "Por isso é que estou a pedir para perguntar"
- "Mas olhe que este chão é muiiiiiiito bom"
- "Mas está muiiiiito velhinho e todo riscado"

Entretanto cansei-me de vez da madame e perguntei se era possível eu falar com a proprietária visto que queria muito ficar com a casa e assim expunha logo as minhas dúvidas. Ela respondeu que ia passar-me o contacto skype dela visto que estava fora do país e que eu assim poderia falar directamente com ela.

No dia seguinte não disse nada e liguei para a agência imobiliária mais uma vez. Aí sim forneceram-me o contacto da madame e eu liguei-lhe. Imaginem a minha poker face quando ela me diz isto (e eu tinha cá uma amiga a ouvir a conversa toda e até ela ficou chocada):
- "Olhe Inês, a seguir a si estiveram cá duas raparigas que também quiseram ficar com a casa. Mas elas gostaram de tudo e não pediram para mudar nada então eu dei o contacto delas à proprietária e elas devem ficar com a casa"
- *POKER FACE* "Okay..."

Ou seja, vieram pessoas depois de mim e só porque não lhe apeteceu ser competente foi pela easy way out. Sim senhora, esta madame é uma profissional em peras. 
As pessoas dizem-me para fazer queixa dela. Ainda estou a ponderar mas sinceramente acho que também não daria em nada. A madame iria continuar com o seu nariz empinado a praticar a lei de menor esforço e eu só me ia chatear.

E aqui continuo eu, em busca da minha futura casa - não perfeita porque já meti os pés na terra e já vi que é impossível - mas algo que eu possa chamar de meu cantinho.

Inês Ribeiro


You Might Also Like

15 comentários

  1. Inês eu acho que tu vais conseguir uma casa ótima, se calhar é só uma questão de tempo por isso continua a ter foco e fé! Um Beijo!!

    ResponderEliminar
  2. Também estou à procura de casa e é muiiiito difícil! Nunca encontro uma que goste e geralmente os proprietários deixam de atender o telefone ou simplesmente dizem que já está arrendada mas que se esqueceram de tirar o anúncio. É muito cansativo e ainda por cima têm sempre muitas regras.

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post e adoro estes diarios da mudança. Sou muito sua fã. Beijinhos. Gosto muito de ti.
    Criei um blog, se quiserem ver fica aqui: http://mariana-azevedo.webnode.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu também gostava de ter uma casa. A minha casa!

    ResponderEliminar
  5. É realmente preciso paciência nessa questão de procurar casas, já tive que procurar algumas vezes para arrendar, houveram algumas coisitas, mas, ultrapassaram-se. :) Boa sorte na procura! :)

    ResponderEliminar
  6. É mesmo muito difícil, principalmente quando ligamos muito à estética - percebo o drama, aqui é igual. É preciso muito tempo e paciência :) mas fico contente porque já encontraste o teu cantinho e está a ficar lindo!

    ResponderEliminar
  7. i wish you could have your own house one day and never need to stand the terrible things ,and in order to change your rent house ,you could use curtains, you could see this dica de loja para decoracao, i hope it could help you

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário ♥